segunda-feira, 1 de maio de 2017

STRESS CHAMADO SILHOUETTE


Já teve algum problema com a Silhouette? Ela não cortou? Cortou errado? Atravessou a folha cortando tudo? Cortou fora da folha? Carregou, não cortou nada e parou?

Sei que é complicado, que irrita, que desespera, mas muitos dos erros acontecem por despreparo, falta de treinamento e até de técnica.

Opa !!!! Xingar não vale ... deixe-me explicar.

De fato a fabricante da máquina deixa muito a desejar quando não fornece material adequado e não disponibiliza um completo "Perguntas e Respostas". Para piorar um pouco, o suporte (telefone ou e-mail) é precário e burocrático.

Essa deficiência do fabricante gera um mercado de profissionais muito bem capacitados e experientes, mas gera também um universo de gente oportunista que "chuta" supostas soluções que podem agravar ainda mais os problemas.

Bom ... são notícias ruins, mas bem reais! E sendo assim, devemos tomar alguns cuidados para o manuseio da máquina e também na hora de escolher os profissionais que irão nos apoiar.

Vou começar falando sobre MANUTENÇÃO. É muito importante que, regularmente, você limpe a máquina com um pano seco, que não solte fiapos, para tirar resíduos. Pode usar também um pincel para facilitar. Outro item é a lâmina que acaba acumulando sujeira (resíduos dos cortes) em seu interior - abra, passe um pincel e veja se não há nada grudado ou travando. Use uma capa para proteção de poeira. Na internet você encontra diversos vídeos sobre como limpar mas não garanto que estejam corretos pois ainda não encontrei nada oficial criado pelo fabricante.

Outra questão são as CONFIGURAÇÕES DE CORTE. Muitos dos erros ocorrem por configurações de corte incorretas: não ativar linha de corte, não configurar o papel correto, não configurar a lâmina correta, não configurar a lâmina quando o ajuste é manual (o caso da Roquete, por exemplo), não respeitar a área limite de corte, não ativar as marcas de registro (se Print & Cut) ... Antes de executar um trabalho, revise-o como faria com um problema de matemática onde um erro de sinal pode colocar tudo a perder. Olhe cada linha, cada cor de linha, cada comando e configuração. É chato, mas pode economizar muito dinheiro quando você reduz as chances de perder folhas e folhas de papel.

Vale comentar também que assim como acontece com celulares, a Silhouette precisa ter seu FIRMWARE atualizado. A boa noticia é que geralmente resolve os problemas de loucura dela (corte atravessado, corte totalmente fora do lugar etc). A má notícia é que eles não avisam como acontece nos celulares. Como saber então se é hora de atualizar? Quando desconfiar que a máquina está louca, faça os procedimentos de atualização e veja se ele indicará a atualização.

Estude ! Estude ! Leia, pesquise, questione, explore, teste ... invista um pouco de tempo para aprimorar seus conhecimentos sobre o tema Silhouette e Studio Silhouette.

E quero terminar com um alerta: cuidado com o que o colega diz !!!! Ele pode estar cheio das melhores intenções, mas, por desconhecer o assunto, pode acabar gerando danos em seu equipamento ou projeto.

Faz sentido pra você? Bóra praticar.... !?!?!

Um comentário:

  1. A verdade é que a empresa não está nem ai para seus clientes, suporte nota 0. Isso gera a exploração de pessoas que dizem ser profissionais em manutenção da máquina onde na verdade são trambiqueiros. Se você não sabe fazer algo simples como calibrar sua máquina, o cara lhe oferece o suporte e cobra valores exorbitantes para concertar sua máquina, o que na verdade precisaria apenas de uma calibragem.

    ResponderExcluir