domingo, 4 de junho de 2017

MANUTENÇÃO: CUIDADOS ESPECIAIS


É muito comum encontrar situações onde alguns problemas ocorrem por conta de alguns erros e a maioria deles, por desatenção.

Tenho a consciência de que muitas são as possibilidades, mas vale repassar por alguns cuidados e procedimentos importantes. 

Começando por cuidados de manutenção.

Iniciando pela máquina. Mantenha-a coberta e protegida da luz e da poeira quando não estiver em uso. Após o uso, limpe-a com um pincel macio para retirar todos os resíduos de papel. 


Limpe também a lâmina - basta colocar no zero e desenroscar a 'tampa', passar um pincel para retirar os resíduos e qualquer elemento que possa estar grudado na lâmina. Cuidado para não se cortar durante essa limpeza. 



Não passe nenhum tipo de óleo nem álcool comum (em lugar nenhum). Se entender que há algum problema, procure um profissional. Não arrisque. 

A sua base também precisa de cuidados. Deve ser armazenada sempre reta (pode ser em lugar plano ou pendurada - aqueles cabides para saias são boas opções). Após o uso, passe um lenço umedecido (aqueles para bebês) para que, além de retirar o 'pó', recupere a cola. Quando necessário, faça reposição da cola. 



Para repor a cola da base, cubra as laterais com fita crepe. Se for utilizar cola em spray, basta aplicar na área reservada. Se for cola líquida, aplique algumas gotas em pontos da base e espalhe bem com um rolinho de espuma - é importante usar pouca cola e espalhar bem. Vale comentar que na hora parece que não tem cola suficiente, mas é só impressão.



O papel, se não bem guardado, pode se transformar num grande vilão. Papéis úmidos grudam na base (independente da quantidade de cola) e não permitem bons cortes (a lâmina 'arrasta' o papel). Existem algumas formas de reduzir esse risco. Uma caseira: colocar giz (aqueles de quadro negro) num saquinho de tule onde ficam os papéis e, outras mais profissionais: como caixas com lâmpada (usadas também por quem trabalha com fotografia) para que os papéis fiquem protegidos. 



Passando agora para alguns procedimentos de uso.

Alinhamento do papel na base. Quando não é feito corretamente, temos erro de leitura da marca de registro e cortes tortos. Coloque a quina do papel na quina superior esquerda da base e comece alinhando pela linha superior. 



Agora o cuidado é com o alinhamento da base na máquina. Na Silhouette você encontra, no lado esquerdo, uma linha e setas azuis. Há um calço logo ao lado e sua base precisa 'encaixar' nesse degrau. Garanta que ao alinhar nessa parte, o restante esteja reto e alinhado com os roletes. 



O próximo cuidado está na configuração do corte. Tanto no programa (Studio) como na máquina. Selecione a lâmina que vai utilizar (roquete ou automatic blade), a velocidade e a espessura. Ajuste, manualmente, a numeração da lâmina (exceto na automatic blade, que ajusta automaticamente). Certifique-se de que as linhas de corte estão ativas e, se estiver utilizando cores, se todas elas estão configuradas corretamente. 

Tem mais coisa? Tem, muita ... mas entendo que esses cuidados básicos auxiliarão na eliminação de muitos dos problemas.

4 comentários:

  1. Olá boa noite à todos, mas preciso de uma ajuda. Minha silhouette caiu no chão desmontou e não funciona mais. Alguém sabe de um técnico para que eu possa enviar minha máquina. Grato

    ResponderExcluir