Escuto muita gente comentando que tem dificuldades para vender, que tem dificuldades para precificar e que tem dificuldades com os equipamentos. Tudo seria normal e esperado se as pessoas estivessem se preparando para começar seu negócio.
Porém, isso acontece com quem já está com a "lojinha aberta".
É como abrir uma loja, o cliente entrar e perguntar o preço e você dizer que tem que pensar. É algo como o cliente ir para o caixa pagar e você dizer que não sabe usar a máquina de cartão de crédito. Ou, é um cliente perguntar se você tem tal produto e você não fazer ideia de como consultar o estoque.
Pode parecer exagero, mas não é. Reflita. A carroça está passando na frente dos bois (e na ladeira).
Talvez você não tenha começado da melhor maneira, por desespero, por necessidade ou por falta de jeito, mas vale a pena fechar a lojinha e colocar a placa ESTAMOS EM OBRAS PARA MELHOR ATENDÊ-LO, enquanto revisa alguns pontos.
Não é porque seu "negócio" não tem uma loja física que você pode pular etapas para entender se vale ou não investir.
É importante analisar se há público/mercado (existe consumo dos seus produtos na sua área de atuação?), como está a concorrência (tem muita gente vendendo? é tudo igual? faixas de preços), e as formas de divulgar seus produtos na região que vai atuar.
Além disso, invista tempo para concluir alguns temas muito importantes: conhecimento dos equipamentos (silhouette, mint, encadernadora, impressora etc), sistemas (studio, editor de imagem etc) e preços (sim!!!!! você precisa aprender a precificar suas peças). Esses temas são críticos e fatores determinantes do seu sucesso.
Você pode perguntar nos grupos? Pode. Você pode assistir vídeos no Youtube? Pode. Agora você acredita mesmo que encontrará o pulo do gato de graça? Eu não acredito e sei também que a maioria das coisas que estão na internet não são confiáveis. Sei também que o fato de ter dado certo pra quem mora em São Paulo não garante que vai dar certo para quem mora em Aracaju.
Procure ajuda profissional. Tem pessoas importantes e com experiência no meio. No SEBRAE você também encontra orientação (muitas, no próprio site).
Profissionalize-se. Esse é um investimento que faz a diferença e é percebido rapidamente por seus clientes.
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